segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Do Outro Lado

"O minuto que você está vivendo agora é o minuto mais importante de sua vida, onde quer que você esteja. Preste atenção ao que está fazendo. O ontem já lhe fugiu das mãos. O amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro. Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo, tirando todas as vantagens que puder,  para seu aperfeiçoamento".
 Então vamos, viver este momento especial lendo o texto abaixo.

 Homossexualismo

O termo homossexual é formado pela palavra grega “hómos” que significa “semelhante” e a latina “sexu” que quer dizer pertencente ao mesmo sexo. O gay se relaciona sexualmente com pessoa pertencente ao mesmo sexo, mantendo-se satisfeito com seu sexo biológico. É isso que o difere dos bissexuais, hermafroditas, travestis e transexuais.
Na idade antiga, especialmente na Grécia, as práticas homoeróticas eram louváveis; já em Roma eram repudiadas. Na idade média, com o apogeu da Igreja Católica, os homossexuais foram perseguidos; tempos depois, no Renascimento, artistas daquela época começaram a expressar sua orientação sexual. Hoje, os gays estão conseguindo conquistar seu espaço na sociedade, nas organizações, no mercado, no trabalho, no lazer e no Poder Judiciário.
Entretanto, percebe-se que o Brasil está muito atrás dos outros países com relação a legislação que protege os gays. O primeiro país do mundo a admitir o casamento gay foi a Holanda, em 2001, sendo seguida da Bélgica, Canadá e Espanha. Recentemente a Inglaterra admitiu a união civil, a exemplo de inúmeros outros países, mas foi a Dinamarca que primeiro instituiu esse união civil em 1989. Na França há o PAC – Pacto de Solidariedade, que pode ser firmado por duas pessoas, heterossexuais ou homossexuais.
Até 1985 a homossexualidade era tida como doença, deixando, nessa data, de ser doença mental e passando a ser sintoma decorrente de circunstâncias psicossociais. Em 1995, a CID (Classificação Internacional de Doenças) retirou o sufixo “ismo”, do termo homossexualismo, que significa doença e substituiu pelo “dade” que quer dizer modo de ser. Assim, hoje a terminologia homossexualismo não é correta, mas sim a homossexualidade.
Corroborando dessa tendência, no ano de 1999, o Conselho Federal de Psicologia publicou a resolução n.º 1/99, onde determina que os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham o tratamento e cura das homossexualidades. 
No Brasil existe o projeto de lei n.º 1.151/95, de autoria da ex-deputada Marta Suplicy, visando disciplinar a união civil entre pessoas do mesmo sexo, que teve sua última movimentação em 31/05/2001, mas foi retirado de pauta, em face de acordo entre os líderes da Câmara. Existe também o projeto de lei n.º 1.904/99, de autoria do Deputado Nilmário Miranda, que pretende inserir o preconceito com relação a orientação sexual como crime. Está em andamento na Câmara o projeto de lei n.º 5252/2001, do ex-deputado Roberto Jefferson, que disciplina o pacto de solidariedade, pacto este semelhante ao estabelecido na França. Já o projeto de lei n.º 9.9960/02, do deputado Ricardo Fiúza, pretende inserir essas relações no Código Civil.
A aprovação do projeto de lei de Parceira Civil Registrada é ponto fundamental para que a sociedade brasileira inclua em seu seio, definitivamente, uma grande parcela de cidadãos produtivos, mas abandonados ao seu próprio destino. Não restam dúvidas que os homossexuais devem ser resguardados em virtude dos princípios constitucionais vigentes, mas a aprovação de uma lei que regule tais relações expressamente pode ser um passo rumo a um efetivo Estado Democrático de Direito, que trata igualmente os desiguais, na medida que se desigualam. 
Todos esses projetos de lei estão em andamento, mas isso não quer dizer que os pares do mesmo sexo estão desamparados pela legislação brasileira pois existem princípios constitucionais que asseguram a eles o respeito, a dignidade, a não-discriminação, a liberdade sexual e a igualdade.
O reconhecimento constitucional dos princípios da dignidade da pessoa humana, dos direitos da personalidade, da igualdade, da liberdade de expressão e da afetividade, pela Constituição Federal de 1988, contribuíram decisivamente para a identidade gay, advindo desses princípios o respeito, a dignidade, a igualdade, a liberdade sexual e a não-discriminação. Claro que esses direitos algumas das vezes não são respeitados por parte da sociedade, mas isso não os invalida, pelo contrário, os tornam cada vez mais alvos de discussões e debates.
Ainda que não represente a orientação sexual majoritária dos vínculos afetivos, a homossexualidade é uma realidade que e, dentro dessa condição, exige que a sociedade assegure sua dignidade. Há aproximadamente duas décadas gays e lésbicas, para não serem molestados, se confinavam em guetos. Atualmente, apesar da discriminação ainda existir, a luta contra o preconceito atravessa uma nova fase de transformação, pois os homossexuais começam a se expor e se destacar.
O Poder Judiciário tem um grande papel no reconhecimento aos direitos dos homossexuais. Os Tribunais de Justiça dos Estados, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, vedam a discriminação por orientação sexual, utilizando para sua fundamentação os princípios constitucionais acima citados, cabendo a cada um orientar-se em se relacionar com um homem, com uma mulher ou com ninguém. Ademais, permitem que os processos envolvendo gays sejam julgados pelas varas de família e que o cônjuge sobrevivente tenha os mesmos direitos dos casais heterossexuais. Recentemente, o Tribunal do Rio Grande do Sul, sempre de vanguarda, possibilitou que um casal gay pudesse adotar uma criança.

22 comentários:

  1. Esta abordagem sobre o homossexualismo, mostrando realmente o significado e este histórico sobre o assunto é muito esclarecedor, pois muitas pessoas não conhecem e fazem colocações absurdas sobre o assunto.
    A mensagem inicial foi perfeita para introduzir o tema.
    Continues com este trabalho pois esta sendo muito bom para conhecermos sobr nossas vidas.
    Sou homossexual e não conhecia muito fundo sobre nossa trajetoria na sociedade.
    Rafinha

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafinha faço minhas as tuas palavras.
    Gostaria de conhecer a Marilene para que pudéssemos trocar uma idéias sobre a homossexualidade, mas por enquanto obrigado.
    Orlando

    ResponderExcluir
  3. Olá meninasssss...
    Adorei este tópico.
    Perfeito..
    Demonstra uma trajetoria de muita luta dos nossos amigos homossexuais lutando por seus direitos.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Oi sou casado, tenho três filhos e um deles é homossexual, no inívio não aceitei, pos achava que ser homossexual era uma aberração da natureza, mas hoje entendo que não interessa nossa opção sexual e sim o que temos em nosso interior.
    Amo meu filho e pronto.
    Li algumas considerações de uma pessoa sobre ser contra a homossexualidade nos assuntos anteriores, não me manifestei mas achei muito ético a forma com que a Marilene respondeu.
    Parabéns.
    Meu nome é Saulo

    ResponderExcluir
  5. Oi estava observando os comentários postados até agora e responderei como eu mesma.
    Obrigado mas não estou fazendo isto so por ética e sim pelo aprendizado e entendimento sobre o assunto, pois também aprndi muito.
    Obrigado a todos pelos depoimentos.
    estão sendo muito importantes para meu tabalho.

    ResponderExcluir
  6. Pessoalo assunto é bem importante, com certeza, mas pensemos por outro lado quais os motivos que levam um ser humano a se tornar um homossexual?
    Eu não aceito está situação, mas mesmo assim respeito que é, são convicções minhas.
    Penso que estas pessoas estão se expondo por algo que não vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Valeu amigo é desta sinceridade que todos precisam para serem felizes e também do respeito que demonstraste para conosco.
    Se a sociedade tivesse esta postura com certeza o mundo seria mais feliz.

    ResponderExcluir
  8. "Há um momento especial que acontece na vida de toda pessoa, o momento para o qual ela nasceu. Quando aproveitada, essa oportunidade extraordinária faz com que a pessoa cumpra sua missão - uma missão para a qual somente ela tem as qualificações necessárias. Nesse momento, a pessoa encontra a grandeza. Esse é seu mais maravilhoso instante."
    Winston Churchill
    Acho que esta fease resume o que é ser homossexual...
    Ro

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que todos somos especiais, iguais e principalmente diferentes.
    Então porque ser homossexual é dificil se somos assim?

    ResponderExcluir
  10. O nosso presente é viver o presente, pois ele é único.

    ResponderExcluir
  11. Leis e leis e nada acontece.
    Mas vamos continuar.
    Vale a pena lutar por nós mesmos.

    ResponderExcluir
  12. A luta contra o preconceito atravessa uma nova fase de transformação, pois os homossexuais começam a se expor e se destacar e a Go Party está mais uma vez nos valorizando e mostrando aspectos da sociedade que antigamente ficavam escondidos e atualmente estão mais abertos.

    ResponderExcluir
  13. O Brasil está muito atrás dos outros países com relação a legislação que protege os gays, mas estamos a caminho.
    Direitos e legislação iguais para todos.

    ResponderExcluir
  14. Ainda bem que a homossexualidade deixou de ser vista com uma doença e passou a ser olhada com cuidado e atenção.

    ResponderExcluir
  15. Quanto tempo ainda precisamos para que o mundo perceba que todos somos iguais?

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem qu tiraram o "ismo" e colocaram "dade", por realmente ser um jeito ou modo de ser de todos.

    ResponderExcluir
  17. É isto que a sociedade não entende nosso jeito de ser, nosso eu, nossos sentimentos, nossa identidade.

    ResponderExcluir
  18. Ser homossexual hoje é viver em paz e serenidade.
    Passamos por uma trajetória muito confusa e distorcida, mas sobrevivemos.
    Obrigada a go Party por nos oferecer esta oportunidade de colocarmos nossos pontos de vista, nossas opiniões e expressarmos nosso eu, mesmo que anônimos para uma sociedade que precisa rever seus conceitos.

    ResponderExcluir
  19. A vida nos torna únicos e especiais.
    Sermos o que somos e verdadeiros nos torna felizes.

    ResponderExcluir
  20. Esta frase: Os homossexuais começam a se expor e se destacar, mostra que estamos mais fortes e resistentes as dificuldades que precisamos enfrentar ainda.

    ResponderExcluir
  21. Para que possamos entender melhor qualquer situação, precisamos estar embasados para isto.
    E este histórico da homossexualidade, representa um avanço na sociedade.

    ResponderExcluir
  22. Como disse o colega acima, todos sem excessão devem viver em paz e serenidade, eu acho que independente de nossa opção sexual.
    Vamos todos viver de acordo com a moral e os bons costumes que nos foram passados a muito tempo, onde os valores devem ser passados e valorizados a cada minuto de nossas vidas.

    ResponderExcluir